As Crônicas de Nárnia – Leitura Coletiva

, Livros

Nossa nova leitura coletiva iniciou essa semana e o escolhido foi “ As Crônicas de Nárnia” de C.S. Lewis.
Sinceramente nunca tive vontade de ler, mas minha curiosidade era atiçada pela maneira que as pessoas descreviam a história e ao pesquisar um pouco mais, tive o prazer de presenciar várias mensagens interessantes transmitidas pelo livro.
Se engana quem acha que é uma leitura infantil ou até mesmo “fantasiosa”, Em poucas páginas você acompanha uma historia com muitas “metáforas” o que deixa tudo mais interessante.

AS_CRONICAS_DE_NARNIA_1307733230P

As Crônicas de Nárnia -Volume Único
Autor: C.S.Lewis
Editora:MartinsFontes
Ano:2009
Sinopse: Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal. O que mais
um leitor poderia querer de um livro? Em “O leão, a feiticeira e o guarda-roupa”, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis, tem toda a mistura e fantasia que somente Nárnia pode trazer para você. Mas Lewis não parou por aí… Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As Crônicas de Nárnia.
Nos últimos cinqüenta anos, As Crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica.
Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, em um único volume.
Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinquenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.

Você sabia?

• J. R. R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis era praticamente o melhor amigo de C. S. Lewis.
• No Brasil os livros e autor eram praticamente desconhecidos antes do lançamento do filme As Crônicas de Nárnia – O leão, a feiticeira e o guarda-roupa.
• Suspeita-se que a palavra Nárnia é originada da língua sindarin, criada por J. R. R. Tolkien.
• Tolkien converteu Lewis ao cristianismo.
• Há inúmeras similaridades entre Nárnia e a Terra Média.
• O primeiro livro, de acordo com a ordem cronológica da própria estória é O Sobrinho do Mago, embora tenha sido o sexto a ser publicado.
• Em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Aslam sacrifica-se no lugar de Edmundo Pevensie para livrá-lo da morte, o que assemelha-se com o sacrifício de Jesus no Calvário para libertar os seres humanos da morte eterna (o Inferno). Aslam também ressucita assim como Jesus.

“E aí aconteceu uma coisa muito engraçada. As crianças não tinham ouvido falar de Aslam, mas no momento em que o castor pronunciou o nome esse nome, todos se sentiram diferentes. Talvez isso já tenha acontecido a você em sonho, quando alguém lhe diz qualquer coisa que você não entende mas que, no sonho, parece ter um profundo significado – o qual pode transformar o sonho em pesadelo ou em algo maravilhoso, tão maravilhoso que você gostaria de sonhar sempre o mesmo sonho.”

Em breve a resenha.
Até mais.

um Comentario

  • Marilene Tayt-Sohn Alves 21 / 04 / 2016 Reply

    Nunca tive interesse em ler esse livro, mas resolvi ler junto com o grupo, e me surpreendeu. Tô gostando bastante.

Deixe uma resposta