Entrevista com escritor Marcelo Siqueira

ENTREVISTA – MARCELO SIQUEIRA

download-2

  • Quem é Marcelo Siqueira? Como é seu dia a dia?

 

Marcelo Siqueira: Essa é, sem sombra de dúvidas, a pergunta da vida. Mas vamos lá! Marcelo Siqueira é um eterno buscador! Jamais seria capaz de deixar a música e a literatura! Um apaixonado por lobos, árvores, filmes, chocolates, gastronomia, tarot, café, arte… É casado. Tem um filho de 2 anos e outro que logo entrará para o time. É Coach Literário na Editora Novo Século. Então sua rotina está dividida entre o trabalho, os projetos literários e a paternidade.

 

  • Como foi partilhar a escrita da série “O Príncipe Gato” com o Gustavo Almeida?

 

Marcelo Siqueira: Foi um grande barato! Somos primos. Temos uma afinidade muito grande. Começamos a escrever juntos na infância. Esse contato fez com que nossas ‘escritas’ ficassem muito parecidas. Não existiria parceiro melhor para esse projeto.

 

  • De onde surgiu a ideia do pseudônimo Bento de Luca?

Marcelo Siqueira: Resolvemos adotar um único pseudônimo, por acreditarmos que o nosso livro seja uma total fusão de nossas mentes, de nossas ideias, e que seria, portanto, terminantemente impraticável separar isso.

 

  • Quando decidiu ser autor?

Marcelo Siqueira: Eu não posso mentir: eu odiava ler os livros da escola! E vejo que isso não é tão incomum. Mas acredito que seja por conta da obrigatoriedade. Eu me lembro de ter sentido um atiçamento interno para o universo da literatura, se é que assim posso dizer, quando assisti ao filme “Sonho de uma Noite de Verão”, obra de William Shakespeare, em 2000. Naquela época, logo após o término do filme, sentei na frente do computador e escrevi umas cinco linhas de algo que me veio em mente. E aquilo foi tudo! (Risos) Eu senti a vontade de escrever, mas não sabia de fato como executar.

 

  • De onde surgiu a ideia da Trilogia “O Príncipe Gato”?

Marcelo Siqueira: Em 2001 fui ao cinema com meu primo Gustavo Almeida para assistir “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Nesta ocasião foi que decidimos que deveríamos escrever uma estória juntos! Mas foi apenas no final de 2009 que “O Príncipe Gato” nasceu. Era um sábado melancólico, estávamos andando na Avenida Paulista, subindo as escadas da Livraria Martins Fontes, e eu virei para o meu primo e comentei: “Já pensou se abríssemos uma porta aqui da livraria e víssemos um gato sentado lendo um livro?”. Foi nesse dia que as ideias para a trilogia explodiram.

 

  • Foi difícil publicar o livro?

Marcelo Siqueira: Seria um milagre se dissesse que foi rápido e fácil! Acredito que pouquíssimos conseguem tal proeza! Enviamos o “O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo” para mais de 20 editoras…  Felizmente, após um ano e meio de muita procura, fechamos contrato com a Editora Novo Século.

 

  • O que foi mais difícil durante o processo?

Marcelo Siqueira: Publicar um livro, embora não seja uma tarefa simples, é apenas um degrau de uma longa escada espiralada. Posso dizer que o planejamento e estratégias de marketing é que acabam virando o maior desafio. Afinal, muitos autores conseguem publicar, seja de forma independente, por uma editora pequena, média ou grande. Mas poucos realmente aguentam os desafios do mercado literário e ganham destaque.

 

  • Quem são suas influências literárias?

Marcelo Siqueira: J. K. Rowling (Harry Potter); C. S. Lewis (Crônicas de Nárnia); J. R. R. Tolkien (O Senhor dos Anéis); Rick Riordan (Percy Jackson); Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas) Philip Pullman (Trilogia Fronteiras do Universo).

 

  • Quantos livros você já escreveu? Quais os títulos? Onde foram publicados?

Marcelo Siqueira: Já escrevi 7 livros. Publicados, até o momento, foram esses: “O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo”, “O Príncipe Gato e a Flor-Cadáver”, “O Príncipe Gato e a Armada da Noite”, “O Guardião da última Fada” – todos pela editora Novo Século.

 

  • Que dicas você dá para quem tem o sonho de publicar um livro?

Marcelo Siqueira: Nunca desista de seus sonhos! Não espere que os outros acreditem em você! Acredite você mesmo e faça acontecer! A jornada é difícil, mas vale a pena!

 

  • O que você espera que seus leitores sintam quando leem seus livros?

Marcelo Siqueira: Já recebi centenas de mensagens extremamente positivas de leitores que amaram os livros, que passaram a enxergar a vida de uma outra maneira, e até saíram da depressão. Nunca agradaremos a todos, isso é absolutamente esperado. Faz parte do processo. Então eu sempre espero que os livros sirvam ao menos de um bom entretenimento. J

 

  • Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores?

Marcelo Siqueira: Gostaria, em primeiro lugar, de agradecer o espaço e o interesse do “Tenho mais livros que amigos” e deixar o convite para que os leitores do blog mergulhem na jornada do nobre Príncipe Gato e na aventura absurda de “O Guardião da última Fada”. 😉

 

CONTATOS DO AUTOR

 

Site oficial: www.marcelosiq.com

Facebook: www.facebook.com/siq.marcelo

Instagram: www.instagram.com/marcelo.siq/

Site da trilogia: www.oprincipegato.com

Fan Page da trilogia: www.facebook.com/oprincipegato

Fan Page de OGUF: www.facebook.com/guardiao.fada

E-mail: escritor.marcelo@outlook.com

Deixe uma resposta