F. Scott Fitzgerald – Contos Inéditos após 80 anos

, Livros

Os contos inéditos de F. Scott Fitzgerald, autor de “O grande Gatsby“, vão ser lançados em abril de 2017, 80 anos depois de terem sido escritos.

A editora Scribner, que pertence à Simon & Schuster, anunciou que vai lançar “I’d die for you”, coletânea de histórias consideradas controversas quando foram escritas na década de 1930.

Como um personagem de seus livros, Fitzgerald teve vida curta e trágica vida. Morreu em 1940, aos 44 anos, após lutar durante anos contra o alcoolismo e com o comprometimento neurológico de sua mulher, Zelda.

No fim da vida, o autor escreveu e enviou às maiores editoras diversas histórias que eram repetidamente devolvidas. De acordo com os editores, seu trabalho era muito provocativo para aqueles tempos.

“Ao invés de permitir trocar, ou ser suavizado, pelos editores contemporâneos, Fitzgerald preferiu que seu trabalho não fosse publicado, inclusive em momentos em que realmente precisava de dinheiro”, diz uma nota no site da Scribner.

Publicado em 1925, “O grande Gatsby” capturou as mudanças de costumes e os extremos econômicos de uma época que o autor apelidou como “a Era do Jazz”.

Resultado de imagem para capa da primeira edição de grande gatsby

“Foi uma era de milagres”, escreveu. “Foi uma era de excessos.”

O livro foi elogiado por autores como T. S. Eliot e Willa Cather, mas as vendas foram baixas, assim como já havia acontecido com livros anteriores (“Este lado do paraíso” e “Os belos e malditos”), deixando Fitzgerald no que ele chamou de “a grande depressão”.

Agora, seus livros vendem em apenas um mês mais do que venderam durante toda sua vida, além de terem se tornado objeto de estudo nas aulas de literatura de escolas e universidades.

Como o próprio Fitzgerald escreveu: “um autor deve escrever para os jovens de sua geração, os críticos da seguinte e, depois, para os professores de sempre”.

Resultado de imagem para F. Scott Fitzgerald

Fonte:http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2016/09/contos-ineditos-de-f-scott-fitzgerald-vao-ser-lancados-em-2017.html

Deixe uma resposta