O Amor é um Pássaro Vermelho – Lucília Junqueira de Almeida Prado

, Livros

 

Livro: O Amor é um Pássaro Vermelho

Autora:  Lucília Junqueira de Almeida Prado

Sinopse: ” O Amor é Um Pássaro Vermelho recebeu em 1982 o Prêmio Alfredo Machado Quintella, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, para originais destinados a jovens. O romance nos fala de um garoto japonês que aos catorze anos vem para o Brasil, na condição de filho adotivo de um casal de imigrantes idosos, para ajudar sua família que no Japão vivia em extrema pobreza. A ação acompanha a vida desse menino, desde as praias de sua terra até o interior de São Paulo, onde é obrigado a trabalhar duramente nos cafezais. Surgem então os conflitos dos comportamentos entre as famílias de tradição milenar do Japão e a brutalidade que o esperava na nova terra. A história abrange um panorama amplo e humano, atingindo momentos de beleza e emoção especialmente quando aborda os problemas causados pelas diferenças entre as duas culturas, expostos com sensibilidade.” – Laura Sandroni.

O livro conta a história de uma família japonesa que veio para o Brasil pouco antes da 2º Guerra Mundial em busca de melhor condição de vida e notícias do filho mais velho Jiro, que desapareceu. Junto com essa família vem Tadashi, um jovem japonês de 14 anos que vem na condição de filho adotivo para trabalhar e ajudar seus verdadeiros pais na sua terra natal.
A história retrata bem a situação da imigração japonesa para cá, com a ilusão do país perfeito; e mostra principalmente a decepção encontrada por todos ao chegar aqui e viver os dias trabalhando nas lavouras de café.
Assim foi a vida de Tadashi no decorrer do livro, o sonho de ajudar os pais em uma terra distante se tornou cada vez mais difícil.

A história expõe de uma maneira muito clara a diferença entre culturas, nacionalismo japonês e mistura de etnias, e o mais interessante é contar tudo isso através da vida de um garoto jovem que luta contra tudo isso para alcançar seus objetivos.

No final das contas, como em todos os finais felizes tudo se acerta. Tadashi alcança seus objetivos e conquista riquezas que você nem imagina, inclusive se apaixona por uma brasileira e se não bastasse as dificuldades da vida, também encontra problemas para apresentá-la a família no Japão.

Será que os pais de Tadashi vão aceitar a moça? E como ele conseguiu se sair bem com tantas dificuldades?… Então, você só vai descobrir se ler essa história cativante que ainda te ensina muitas lições para a vida!

“ – Também temos um ditado para explicar o amor: O amor é um pássaro vermelho.
– O amor é um pássaro vermelho: Por quê?
– Será porque um pássaro vermelho, além de representar calor, liberdade, parece ter brotado do sol nascente como o amor brota dos corações?” p. 182

Deixe uma resposta