O que é Dorama?

, Notícias, Series

Dorama (ドラマ, Drama) é a definição generalizada do gênero série de televisão oriental, seja ela J-Drama(drama japonês), K-Drama(drama coreano), TW-Drama(drama taiwanês), C-Drama(drama chinês), T-drama(drama tailandês). É o nome utilizado para as novelas e seriados de TV japoneses.

Depois de postarmos algumas resenhas aqui no TMLQA, descobri que alguns de nossos leitores ainda têm dúvidas sobre o que o termo DORAMA significa.
Então resolvi acabar de uma vez com esse probleminha.

Vamos lá!

Dorama é a corruptela de como chamamos as Séries asiáticas.
De uma forma geral DORAMA é o modo como eles ocidentais pronunciam a palavra “Drama”.

Podem ser comparadas as séries ou novelas (pode-se chamar assim também) por terem um período curto de transmissão, mas claro que não posso comparar por serem muito diferentes das novelas que assistimos por aqui, que também é muito diferente de um país do outro.

Os países conhecidos por seus Doramas são:

 

Japão

Tem um ritmo um pouco mais acelerado e episódios de 44 minutos (o mesmo tempo de uma série americana, por exemplo), em média as temporadas tem 16 episódios, mas isso varia um pouco.

 

Coreia do Sul

A Coréia do sul produz mais doramas do que qualquer outro país e as obras de lá são as que tem feito mais sucesso ultimamente. Os episódios tem 1 hora de duração e as temporadas tem em média 16 episódios, mas alguns doramas possuem 20 ou mais (alguns tem muito mais, 50 pra cima).

 

China

Os dramas Chineses são sempre grandes, na maioria das vezes com uma temporada só, que vai de 20 e pode ter mais de 50 episódios com uma média de 1 hora de duração cada. São produzidos semelhantes aos K-dramas.

 

Tailândia

Os famosos Thai-Dramas em sua maioria a duração de um episódio dura em média de 1h30m a 2h (énormes, né!), e o número de episódios varia entre 10, 12, 16 ou 17, e já vi lakorns com 30 ou 50 episódios (mas ainda não assisti). Alguns lakorns são baseados na literatura e no teatro tailandês.

 

Taiwan

Os doramas taiwaneses, que são bem diferentes dos coreanos e japoneses, as séries possuem em média 24 episódios de 1 hora e 20 minutos cada, o ritmo da narrativa é bem mais lento, o que causa um estranhamento bem grande de quem só acompanha os doramas coreanos e japoneses.

 

Para começar a entender como são feitos os doramas é preciso saber que muitos deles vêm de mangás e animes os famosos Live Action que depois do sucesso comprovado pelo público, começam a surgir versões dessas histórias no formato serial das narrativas.

Além disso, as histórias também ganham versões em filmes e até mesmo em países, como Coreia e Tailândia produzem suas próprias versões baseando-se na história original que veio do Japão.

De acordo com o pesquisador Mauro Jr. Neves, da Universidade de Sofia (Tóquio), o primeiro dorama foi exibido em 1953 com o título “Sanro no fue” e ficou por 35 anos no ar.

Como faz parte da programação diária das emissoras elas produzem gêneros que vai de romance, comédia romântica, dramas pesados, mistério e terror, de ação, histórico e alguns também com o tema “erótico”(que muita das vezes nem chega a ser isso tudo que você tá pensando), são sempre muito bem produzidas e atuadas por atores e atrizes bem famosos nos respectivos países. Diferentemente das novelas brasileiras e mexicanas, as asiáticas são imprevisíveis. Retratam muita tragédia e sofrimento. Nem sempre terminam com um final feliz. Muitos dão ênfase à valorização da família, amigos e à vida. Mas é claro que há aqueles de comédia, com aventuras e romances.

 

Então tem Dorama para todos os gostos… Não precisa reclamar. rsrsrs!

Agora que você já sabe o que é um DORAMA, posso te indicar alguns dos meus preferidos.

 

Good Morning Call

Descendents Of The Sun

My Amazing Boyfriend

Full House – Thai

Bromance

Existem várias formas hoje em dia de assistir esses doramas, muitos deles é super fácil e até uns grátis, é só se inscrever em Fansubs e acompanhar as muitas novas séries que eles pegam como projetos.

Os pagos:

Netflix
VIKI

DramaFever

Fansubs Free:

Fighting
Kingdom
kkulbeol Dramas
Lakorns Brasil

Espero que agora você possa ter se familiarizado e sinta-se a vontade para entrar nessa vida de ‘DORAMEIRO’… rssrsrrss!

Que é super fácil e linda.

E isso inclui :
Querer shippar todos os casaizinhos;
Chorar com os finais tristinho;
Se alegrar com os finais fofinhos;
Esperar que todos os friendizones encontrem uma namoradinha (é faço parte do team #ArrumemUmaNamoradaParaOJisoo)

E por último e não menos importante… Ter muita coisa para fazer e uma lista enorme de dramas pra ver e escolher … ???

Claro, que os DORAMAS, né!

Boa Sorte!

Até a Próxima.

Lista de comentário

  • Júlia Fernandes 09 / 08 / 2017 Reply

    Adorei o post Lyne!! Parabéns!!

  • PATRICIA 20 / 07 / 2017 Reply

    Finalmente entendi a diferença! rsrs
    Adorei o post, foi esclarecedor e divertido conhecer esses doramas.
    Beijinhos

    • Aline Dayane 31 / 07 / 2017 Reply

      Que bom que as dúvidas foram esclarecidas… rsrsrs
      Obg! :*

Deixe uma resposta