Resenha- Diário Absolutamente Verdadeiro de Um Índio de Meio Expediente-

15 de maio de 2017

Autor: Sherman Alexie

Editora: Galera Record

Oi amores!
Hoje é dia de resenha de um livro meio… estranho. rs
Sim, o nome já diz tudo, não é mesmo?
Diário Absolutamente Verdadeiro de um Índio de Meio Expediente é um nome um pouco grande e inusitado para um livro, vocês não acham? Pois, é…

No início eu também estranhei, cheguei até a pensar que seria entediante e juro que li só porque o nome me chamou a atenção, mas no final das contas acaba sendo uma ótima história.

Então chega de enrolação e vamos a resenha:

Em uma família de índios humildes que vive na reserva de Wellpinit, uma das mais pobres dos EUA, nasceu Arnold Spirit Júnior, um Spokane “meio” azarado.
Júnior (como é chamado pela família e amigos) nasceu com hidrocefalia, é gago, tem miopia em um olho e hipermetropia em outro e como se não pudesse ficar pior, tem um pouquinho a mais de dentes do que uma pessoa normal costuma ter (42, para ser exata). Já dá para imaginar o bulling que esse garoto sofre… coitado!

Bem desprovido de beleza e conteúdo, Arnold se cansa da vida miserável na reserva e decide conhecer o mundo; ele fica conhecido como traidor, tudo isso porque ele se torna o primeiro garoto a ter coragem de sair de Wellpinit e conhecer coisas novas. Como se já não bastasse o descontentamento da família, ele também briga com o melhor amigo Rowdy, que sempre o defendeu dos xingamentos e de todas as situações que ele se envolvia por causa de sua aparência.
Um ato que os habitantes da reserva consideram desapropriado e inaceitável, leva Júnior a novas experiências; ele decide ir para uma escola de brancos, com a ideia de fazer uma faculdade no futuro. Por incrível que pareça, ele não enfrenta problemas tão sérios relacionados ao bullying na sua nova escola, ele até vira titular do time de basquete no primeiro jogo, que inacreditavelmente é contra sua antiga escola.

Já dá para imaginar a pressão né? Com toda a torcida da reserva gritando traidor e ainda jogando contra seu ex melhor amigo, Arnold fica morrendo de medo, mas mesmo assim decide enfrentar seus adversários.
Logo na primeira partida, Rowdy derruba Júnior e ele é levado às pressas para o hospital devido a uma concussão em seu cérebro que já não era um dos melhores… Depois de se recuperar ele recebe a notícia de que eles perderam aquele jogo, mas sem desanimar começam a se preparar para uma revanche.

Enfim, como o esperado dos épicos finais felizes tudo termina bem, o time de Arnold ganha o campeonato, depois de tantos desentendimentos ele faz as pazes com Rowdy e acredite ou não, ele ainda consegue namorar uma linda garota da escola chamada Penélope.

O mais interessante dessa história são as condições em que o autor colocou o personagem. Quem poderia imaginar que um garoto pobre e com varias dificuldades físicas teria tanta coragem para correr atrás dos seus sonhos?
Existem muitos detalhes que não foram colocados aqui e são relatados no livro como a convivência de Arnold com a família e a história de sua irmã que teve a mesma coragem que ele, mas não teve o mesmo final feliz.
Espero que vocês leiam e aprovem essa indicação de hoje. Beijinhoos

5 Comentários