Resenha do livro ”Azeitona” de Bruno Miranda

27 de abril de 2016

azeitona

Publicado pela editora Planeta com o selo Outro planeta, dedicado a youtubers e wattpaders, o livro Azeitona do youtuber Bruno Miranda,dono dos canais Minha estante (literário) e Bubarim(humor), foi lançado na Bienal do livro de Minas Gerais.


O livro começa com Ian um jovem de dezesseis anos, esperando sua irmã Iris na sala de espera de um consultório médico, onde Iris está fazendo ultrassom. Uma produtora de tv aborda Ian achando que quem está grávida é sua namorada, então convida o rapaz a participar de um programa chamado “Novos pais” que é sobre casais adolescentes que estão passando pela gravidez,primeiramente Ian fica sem entender direito, e está prestes a recusar, mas a produtora vai embora tão rápido quanto chegou, deixando seu contato e um contrato com o rapaz, que ao saber do cachê oferecido pelo programa repensa a proposta, mas a questão é: como ele vai arranjar uma ‘mãe’ para seu ‘filho’ , e convencê-la a forjar uma gravidez ?
O pai de Ian abandonou a família quando ele era muito novo, e algum tempo depois sua mãe veio a falecer, desde então Iris é a única pessoa que ele tem pra chamar de família, no começo sua irmã teve que abrir mão de muitas coisas para criá-lo, por isso Ian viu no programa a oportunidade de recompensar sua irmã por tudo que ela já tinha feito.
Enquanto Ian pensava em quem convidar para participar desse plano louco, Emília lhe vem a cabeça, uma garota de sua turma, eles não tem muito contato mas Ian de certa forma a admira.
Emília mora com os país e não tem um bom relacionamento com sua mãe, e enxerga na proposta de Ian e principalemente no cachê do programa a possibilidade de sair de casa e de todas as cobranças que ela enfrenta.
Após aceitaram a participar do programa Ian e Emília iniciam as gravações com muitas trapalhadas, extremamente engraçadas,pois fingir uma gravidez diante das câmeras não é nada fácil.
O livro também conta com frases que levam os leitores a reflexão:

“Enquanto você tentar se completar com qualquer outra coisa que não seja amor de verdade, você vai só se inflar como um balão de festa; quanto mais cheia, mais frágil.”

Azeitona traz à tona vários sentimentos principalmente relacionados à família, pois em algum momento o leitor poderá se identificar com as famílias e seus dramas apresentados na trama.
Um livro surpreendente, engraçado e com reviravoltas que o leitor nem imaginava ser possível.


Explicação para o título(pode ser considerado spoiler):
Nos estágios inicias da gravidez o tamanho do feto é comparado a pequenos grãos, e em uma conversa com a produtora Ian disse que o feto de Emília estava do tamanho de uma azeitona(cerca de 3 meses) a questão é que por Emília não estar de fato grávida, o ‘bebê’sempre será um azeitona.

1 Comentário

  • Adoreiiiiii a resenha, deu vontade de ler!!!
    Já entrou pra wishilist ??❤