Setembro Amarelo

1 de setembro de 2016

Olá Pessoal!

Após um longo mês de agosto, enfim chegou setembro e nesse mês tão alegre marcado pela primavera abordamos um tema triste, o suicídio!

10 de setembro é o dia de combate ao suicídio e para conscientização da sociedade foi criado o “Setembro Amarelo” para mostrar a realidade desse tema que está tão presente em nosso dia a dia: em que mais de 90% dos casos podem ser prevenidos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde que as mínimas condições de ajuda sejam ofertadas. Nesse período é estimulado iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.

Atualmente no Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa morre como vítima do suicídio, o que nos torna o oitavo pais em número absoluto de suicídios. Um número altíssimo que coloca esse tipo de morte acima das causadas por Aids ou alguns tipos de Câncer.

O Suicídio é um problema de saúde pública e é possível sim evitar a autodestruição e falar sobre isso é a melhor solução em favor da vida. O tema ainda é um tabu e encaramos o dilema: como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

Temos que parar de ver o suicídio como pecado, como uma fragilidade, quando na verdade é uma doença que tem cura.

É importante ressaltar que, segundo o Art. 122 do Código Penal, induzir, instigar ou prestar auxílio a uma pessoa que quer suicidar-se é CRIME

*Fonte: Centro de Valorização da vida.

Listamos 5 livros que aborda o tema e você pode entender um pouco o que se passa na cabeça de alguém que pensa “em partir” e o que acontece com quem fica e sente a ausência do ente querido.

Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven Resultado de imagem para por lugares incriveis png

“Descobri por experiência própria que a melhor coisa a fazer é não falar o que realmente pensamos. Se não falamos nada, as pessoas concluem que não estamos pensando em nada além do que deixamos que elas vejam.”

Verônika decide Morrer –  Paulo Coelho

Resultado de imagem para veronika decide morrer png

“Era hora de ter orgulho de si mesma, saber que fora capaz, finalmente tivera coragem, estava deixando esta vida: que alegria!”

Os 13 porquês – Jay Asher

Resultado de imagem para os 13 porques

“Se você escuta uma canção que te faz chorar quando você já está cansado de lágrimas, não a escuta mais. Mas não dá para fugir de si mesmo. Não dá para tomar a decisão de deixar de se ver para sempre. Não dá para tomar a decisão de desligar aquele ruído dentro da sua cabeça.”

A Lista Negra – Jennifer Brown

Resultado de imagem para livro A lista negra png

“E eu passava cerca de uma hora, meu quarto ficando escuro, pensando em que diabos tinha acontecido para me tornar tão incerta sobre até mesmo quem eu era. Por que “quem você é” deve ser a pergunta mais fácil de ser respondida, certo?”

O Ultimo adeus – Cynthia HandResultado de imagem para o último adeus png

“Desculpa, mãe, mas eu estava muito vazio.”

Até a próxima.