Você entendeu “This is America”?

10 de Maio de 2018

Donald Glove lançou um novo clipe no dia 05 de maio de 2018. O que causou muitos burburinhos. Muitos não entenderam a mensagem que o clipe quis passar e até criticaram e outros só não entenderam mesmo.

Mas hoje eu vim aqui para poder explicar as referências presentes no clipe e qual a mensagem que ele quis passar. Então, aproveita que esse momento é seu!

 

1- Tio Rucks

Glover começa o seu clipe fazendo um gesto facil que muitos acharam estranho, mas poucos entenderam. A referência feita foi ao personagem de ficção Tio Rucks, personagem da história em quadrinhos The Boondocks.

Onde ele é um homem negro, mas acredita ser branco e mostra tendências racistas.

 

2- Caso Trayvon Martin

O primeiro homem que aparece no clipe é uma representação do pai de Trayvon Martin. Que morreu no dia 26 de fevereiro, quando seguia para a casa do pai em Sanford, no Estado da Flórida. Ele foi alvejado pelo vigilante voluntário George Zimmerman, que fazia uma patrulha no bairro. E é bom frisar que o menino não apresentava nenhum flagrante, não portava nada que explicasse a morte.

E além de uma referência ao acontecimento, a cena quer passar que a cultura do negro é apagada, por isso o capuz é colocado em sua cabeça e seu violão some. A cultura americana apaga a cultura negra sem dar créditos.

 

3- A pose usada na primeira cena de morte

A referência da pose feita é a Jim Crow. No século XIX, o ator branco Thomas Dartmouth criou um espetáculo blackface onde cantava e dançava com o rosto pintado de preto, interpretando um escravo negro que possuía todos os estereótipos negativos relacionados com a comunidade negra.

Jimjim

 

4- Tratamento

Podemos ver em todo clipe que as pessoas estão sempre associadas a violência. Já as armas, ao carinho.

As armas são mais importantes que os corpos pretos, recebem mais carinhos (é envolvida com um paninho vermelho e o corpo é arrastado).

 

5- Massacre de Charleston

Enquanto um Coral Gospel canta de acordo com a melodia de “This is America”, Glover dispara sobre todos os componentes com uma metralhadora. Fazendo um paralelismo ao Massacre de Charleston, quando Dylann Roof, um branco na faixa dos 20 anos, matou nove pessoas em uma igreja afro-americana dos Estados Unidos em junho de 2015.

 

Há outras referências em segundo plano. Mas para vocês poderem entender melhor, resolvi deixar só estas. Uma explicação com gif e imagens é melhor. E eu não consegui material para isso. O que acham do clipe após toda a explicação? Conseguiram entender melhor?